Perguntas para rememoração

Aula 1.



1. Os projectos de desenvolvimento são e estão perpassados, entre outras, por dimensões simbólicas.
Apresente ilustrações desta afirmação no caso do PDRITM.

2. Os projectos de desenvolvimento não estão desligados das conjunturas económicas e políticas, bem como da moldura institucional em que se integram. Não raro esses projectos tornam-se palcos de contradições. Estas surgem entre os várias órgãos do aparelho estatal, ou mesmo no seu interior.
Dê exemplos do que se afirma no caso do PDRITM.

3. Em qualquer fase do ciclo de um dado projecto de desenvolvimento (identificação de ideia inicial, planeamento, execução e avaliação), se pode achar uma dimensão ética.
Apresente situações do que se afirma e que tenham sido observadas no caso do PDRITM.

4. A Unidade de Avaliação (UA) do PDRITM era uma estrutura organizativa independente do projecto, gozava de liberdade intelectual e estava localizada em Vila Real, afastada, assim, do núcleo duro da coordenação do projecto, sito no Porto. Entrou em operação sem concretizar uma medida de precaução. Cometeu-se, assim, um erro no seu arranque. Que erro foi esse?

5. A utilização dos estudos de avaliação pode ser muito limitada, ou pode mesmo suceder que as respectivas recomendações sejam completamente ignoradas. Isto, por múltiplas razões.
No caso do PDRITM que condições e factores podem explicar a relativamente limitada utilização dos estudos de avaliação ?